Gente é uma pena que um rapaz tão bonitinho , com uma carinha tão fofinha ...fale tanta baboseira. O Edu Guedes tem vários furos em receitas como o clássico dele de por o sal junto com o fermento que é "biológico" ... Biológico quer dizer que esta vivo...pondo sal você o mata! Nesta terça feira dia 22 de Novembro de 2010 ele quis faser algo , que não conseguiu! Ele começou bem , falando de Portugal e da tal "Sopa de Pedra". O que ele esqueceu foi a história da sopa... A muito tempo atraz num vila pobre de Portugal um frade muito espertinho. Foi na cidade Almerin. O frade espertinho andava só com a pedra. Batia nas casas e perguntava se poderiam emprestar uma panela e tal, sua peregrinação era esta ... Cada momento em um lugar com a pedra, a pedra te rendia muitas coisas afinal voce deixaria o frade comer a sopa só de pedra, não né! Era assim que ele fasia , vinha com um papo furado de "sopa de padra" mas no final acabava por ganhar dos moradores muitas coisas para por na sopa, e ai se criou a sopa de pedra! Que leva bariga de porco ou toicinho, chourisso, morssala, farinheira, feijão claro típico do Ribatejo entre cenouras e batatas. Uma refeição bem forte, no final o frade retirava a pedra lavava e guardava para uma nova ocasião! O meu querido Edu Guedes, vc falou a receita e como faser mas não contar que o frade usava de uma certa maldade para se alimentar numa época difícil foi um erro grave, pois a "sopa de pedra" só é sopa de pedra graças a esta história. Então vamos a receita.
Ingredientes:
| Feijão Vermelho ou Manteiga
| 5 Batatas
| 2 Cenouras
| 2 Cebolas
| 2 Dentes de Alho
| 1 Orelha de Porco
| 1 Chouriço de Carne
| 1 Chouriço de Sangue (Morcela)
| 1 Farinheira
| Toucinho (com carne, pede-se no talho para colocar na sopa)
Foto retirada do google!
Preparação:
Numa panela coloque a orelha de porco (bem limpa e escaldada), o toucinho, as cenouras, as cebolas, as batatas e os dentes de alho. Por cima coloca-se os enchidos, para que não se partam. Regue tudo generosamente com azeite, tempere com um caldo de carne, ou com sal (atenção que a o tipo de carne usado é salgada). Encha com água e leve a cozinhar durante 20 minutos (ou até verificar estar cozido). Se usar feijão cru coze ao mesmo tempo que os restantes ingredientes, se for cozido, em lata, só se junta depois. Depois de cozido retira-se as carnes e os enchidos e cortam-se em pedaços, reservando-se. Verifica-se de os legumes estão cozinhados, adiciona-se o feijão em lata e mais água, se necessário. Passa-se tudo em puré e adiciona-se a couve cortada em pedaços, as restantes batatas e cenouras cortadas em pedaços pequenos. Cozinha-se durante uns 15 minutos, até ficar no ponto, e adiciona-se a carne e o feijão cozido, envolvendo delicadamente. Deve se por uma pedra bem lavada dentro da sopa e quem a pegar será o próximo anfitrião, para uma nova sopa de pedra hhh!KK!KK!
Cheff Thecla Oliosi
Seja seguidor de uma boa alimentação!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem com educação, pois elogios e críticas construtivas são bem vindas. Quer postar uma receita, mande para o e-mail escoladegastronomiarj@hotmail.com. As imagens que foram tiradas do Google serão avisadas com legendas as demais são de minha autoria e de propriedade exclusiva da Escola de Gastronomia Rio de Janeiro.