quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Samossas pasteis indianos



  1. 300 g batatas cortadas em cubinhos
  2. 1 copo de ervilhas congeladas (não usar de lata)
  3. 2 colheres de sopa de manteiga
  4. 1 colher de sopa de óleo vegetal
  5. 2 colheres de sopa de gengibre ralado
  6. 1 cebola média, picada bem fina
  7. Semente de cominho
  8. Semente de coentro
  9. Semente de erva - doce (funcho)
  10. Curcuma (açafrão de terra)
  11. Sal a gosto
  12. Pimenta - do - reino a gosto
  13. Suco de 1 limão
  14. 1 ramos de coentro picado
  15. Óleo para fritar




  1. Deixe esquentar um pouco
  2. Adicione gengibre, cebola, sementes de coentro, cominho, erva - doce e curcuma
  3. Mexer para não queimar
  4. Quando sair o perfume, adicione as batatas
  5. Deixe cozinhar com tampa fechada no fogo baixo
  6. Mexer ocasionalmente para não queimar as batatas
  7. Quando a batata estiver cozida, junte as ervilhas
  8. Tempere com sal e pimenta a gosto
  9. Retire do fogo e adicione suco de limão e coentro
  10. Mexer para misturar bem e deixar esfriar


Modo de Preparo:
Numa tigela, coloque a farinha de trigo, três colheres de sal e a manteiga derretida. Misture com as pontas dos dedos, acrescentando água devagar. Sove até obter uma massa homogênea e leve. Deixe descansar enquanto prepara o recheio Recheio Cozinhe as ervilhas (deixadas de molho durante a noite) até desfazerem-se. Cozinhe as batatas e a couve-flor de preferência ao vapor. Quando estiver tudo cozido, junte em uma panela à parte. Em uma frigideira coloque duas colheres de sopa de manteiga deixe derreter, acrescente sal a gosto, os temperos e deixe dourar, despejando em seguida na panela sobre a ervilha, a batata e a couve-flor, mexendo para misturar. O recheio deve ficar com consistência cremosa. Faça pequenas bolas com a massa, abra em círculos, coloque o recheio, feche como um pastel, molhando as bordas com água e apertando com um garfo para selar. Pode-se também fazer como mostra a figura ao lado, juntando os lados e dobrando-os com os dedos para dar o efeito da foto acima. Em fogo brando, frite as samosas em uma panela com óleo vegetal, em quantidade suficiente para as cobrir por completo. Escorra sobre toalhas de papel para tirar o excesso de óleo. Se preferível, podem ser assadas em forno. Para isso devem ser colocadas em fôrma untada e polvilhada com trigo para não grudar ou queimar.



Seja seguidor de uma boa alimentação!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem com educação, pois elogios e críticas construtivas são bem vindas. Quer postar uma receita, mande para o e-mail escoladegastronomiarj@hotmail.com. As imagens que foram tiradas do Google serão avisadas com legendas as demais são de minha autoria e de propriedade exclusiva da Escola de Gastronomia Rio de Janeiro.

Welcome to Brazilian cuisine

Aqui neste site você encontra tradições alimentares do Brasil e de diversos outros lugares. Fique a vontade para comentar, criticas construtivas são bem vindas. Espero que todos gostem e que quando tiverem dúvidas perguntem. Estamos aqui para ajudar e levar a todos à gastronomia brasileira e universal.
Mandem suas receitas e postaremos aqui !

Here in this site you will find food traditions from Brazil.
Feel free to comment, constructive criticism are welcome. Hope you all like it and when they ask questions. We're here to help and take all the Brazilian food.
Send your recipes and post here!

Hier in dieser Site finden Sie Lebensmittel Traditionen aus Brasilien.
Feel free to comment, sind konstruktive Kritik willkommen. Hoffe es gefällt euch und wenn sie Fragen zu stellen. Wir sind hier um zu helfen und alle die brasilianische Lebensmittel und universell.
Senden Sie Ihre Rezepte und hier posten!


Aquí en este sitio usted encontrará las tradiciones alimentarias de Brasil y en otros lugares. Siéntase libre de hacer comentarios, la crítica constructiva es bien recibida.
Esperamos que os guste y cuando hacen preguntas. Estamos aquí para ayudar y tener toda la comida brasileña.
Envíe sus recetas y la publicaremos aquí!

Ici, dans ce site, vous trouverez les traditions alimentaires en provenance du Brésil. N'hésitez pas à commenter, les critiques constructives sont les bienvenues. J'espère que vous aimons tous et quand ils posent des questions. Nous sommes là pour vous aider et de prendre toute la nourriture brésilienne.
Envoyez vos recettes et poster ici!

Chef Thecla Oliosi