terça-feira, 25 de maio de 2010

Culinária Coreana Kimshee


Apesar de o “kimchi” estar presente em todas as refeições, a culinária coreana, obviamente, não se limita a ele. Numa refeição coreana estão presentes sabores doces, salgados, amargos e comidas quentes e frias. Sem esquecer a “goshu jan” (pimenta coreana), é claro.

A cozinha coreana incorporou algumas características de seus vizinhos, mas tem a sua própria personalidade e usa menos óleo que a cozinha chinesa, embora não seja tão leve quanto a japonesa.

O prato indispensável

O “kimchi”é o prato mais famoso da Coréia. Na realidade, ele é um método de preparação que pode ser usado com legumes, folhas, peixes e frutas. Antigamente essa conserva era preparada no inverno, para ajudar as famílias a enfrentar o frio. Atualmente, o “kimchi”é imprescindível em qualquer refeição coreana, sendo consumido até no café da manhã.
A gastronomia coreana e o churrasco bulgogi,o contrafilé temperado,variados tipos de saladas(nabo,acelga e vagem com pimenta,escarola,pepino),bolinhos, carnes,sopas,peixe cozido com cogumelo, kim-tchi, o enroladinho flamejantede acelga que é uma espécie de arroz com feijão deles.

A pimenta é o condimento principal dessa gastronomia, por isso a água é essencial nas refeições.

O bulgogi é famoso churrasco coreano. As diferenças com o brasileiro são muitas. Para começar, a carne, contrafilé, é assada na phan, uma chapa cônica de ferro que é colocada na própria mesa do freguês. O prato vem com 16 acompanhamentos, entre eles pepino, alface, escarola, arroz, nabo e o kim-tchi. Comer o gostoso bulgogi é um ritual. Todos se sentam em volta da mesa. A comida é horizontalizada. Não tem entrada, prato principal e sobremesa. É tudo junto.

Kimchi

Vegetais fermentados preparado com acelga e rabanete. É o prato característico da Coréia.

Bibimbap

É a mistura de vários ingredientes ,como cenoura,broto de feijão,algas,pepino,ovo,carne moída,shitake e arroz.

Bibim nengmyon:É um macarrão com batata apimentada. Yangnyom garbi gui:costela bovina temperada. Algumas comidas são especificas para celebrações ou datas comemorativas.A sopa de algas no nascimento do filho,já que este prato é rico em proteínas e a sopa de massas no ano novo.



Agora falaremos da receita de

Variedade do Kimchi

Os coreanos dizem que sem Kimchi não são capazes de viver. Este prato é feito de couves e de outros ingredientes como pepinos, rabanetes, alho-francês, etc. De uma maneira geral, quase todos os vegetais podem ser usados para fazer Kimchi. Quando Kimchi está maduro, é picante chegando a picar a língua, devido ao processo de fermentação. Durante o mês de Novembro as mulheres coreanas preparam Kimchi para comer durante o Inverno. A sopa e o guisado ambém são essencias na mesa coreana.

Os coreanos são loucos pela comida picante.

O Kimchi é uma das comidas mais picantes da Coréia. Na verdade, Kimchi não era nada de picante antigamente. O ingrediente mais importante no prato de Kimchi é pimenta, mas antigamente não utilizavam-a, pois a pimenta ainda não existia na Coréia. A pimenta foi introduzida no país só depois do século 16, isto é a época em que os portugueses chagaram ao Japão e à península coreana!

KIMCHI ( Acelga em conserva )
Ingredientes

03 xícaras de cenoura ralada
02 xícaras de água
¼ de xícara de açúcar
¼ de xícara de gengibre ralado
¼ de xícara de goshu jan em pó (pimenta coreana que pode ser substituída por molho de pimenta vermelha)
01 colher (sopa) de sal
06 dentes de alho amassados
01 maço pequeno de acelga

Ingredientes para a salmoura

½ xícara de sal
04 litros de água quente

Modo de Preparar

Numa tigela grande misture a água e o sal para a salmoura. Lave as folhas de acelga e coloque-as na tigela. Deixe descansar por 1 hora em temperatura ambiente. Numa tigela média, misture os demais ingredientes e reserve. Escorra as folhas de acelga e lave-as para retirar o excesso de sal. Numa tigela grande intercale camadas de acelga com o molho reservado até o término dos ingredientes. Cubra com filme plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por oito horas. Depois disso o kimchi estará pronto para ser saboreado. Pode ser conservado em geladeira por alguns dias.

O ingrediente que está em todas

O arroz está presente em toda a culinária asiática como um ingrediente de grande importância. Ele é utilizado para amenizar e equilibrar os sabores mais temperados de muitos pratos. Em coreano, bibim quer dizer misturar e bap significa arroz. O bibimbap é muito popular na Coréia.

KimChi
Ingredientes

1/2 repolho chinês
1/3 de xícara (chá) de sal
10 colheres (sopa) de sal
4 pimentas coreanas ou 2 jalapenos sem sementes
1/2 xícara (chá) de pimenta em pó coreano
2 colheres (sopa) de alho esmagado
1 colher (chá) de gengibre esmagado
4 colheres (sopa) de açúcar
1 maço de cebolinha picadinha

Modo de Preparar

Lave o repolho. Em uma tigela, dissolva o 1/3 de xícara de sal em bastante água até cobrir o repolho. Ponha o repolho na água salgada e deixe durante a noite. No dia seguinte, aperte o repolho com suavidade para remover a maioria da água. Fatie o repolho pedaços pequenos. Coloque-o numa tigela grande, adicione as 10 colheres de sopa de sal, as pimentas, o alho, o gengibre e o açúcar. Misture. Coloque a cebolinha e misture bem com as mãos.

Ponha o kimchi em um vidro grande, cobra e deixe a temperatura ambiente durante 1 dia, então refrigere.

Kimchi (Couve chinesa fermentada)
Ingredientes

1 couve lombarda ou couve chinesa
1 rábano comprido
q.b. de sal
1/2 chavena (ch.) de açúcar
1/4 ch. de gengibre ralado
1 ch. de alho
3 ch. de água
1/2 ch. de farinha de arroz (ou 1/4 maizena + 1/4 de trigo)
1 ch. caldo forte de peixe
1 ch. de piripiri em pó
1/2 alho francês
1 cebola

Modo de Preparar

Preparação da couve

Cortar ao meio na vertical para manter as folhas juntas no talo e lavar bem
(ou migar como para caldo verde em tiras finas)

Colocar boas quantidades de sal entre as folhas (ou sobre as tiras) e salgar por 2 horas. Depois das 2 horas lavar bem do sal e escorrer mais duas horas.

Preparação do Molho

Juntar a farinha à água e levar ao lume até dissolver, juntar o açúcar, ferver um pouco; já fora do lume juntar o caldo de peixe e o piripiri.

Moer no processador até formar pasta o alho, o gengibre e a cebola.

Juntar esta pasta ao molho de farinha e mexer bem.

Cortar o alho francês em rodelas finas bem como o rábano (em rodelas muito finas ou em juliana).

Mexer bem a pasta obtida com o alho f. e o rábano e rechear as folhas de couve, uma a uma (ou envolver bem a couve migada).

Colocar toda a mistura em caixa(s) - que podem ser de plástico ou vidro mas nunca em metal - e deixar à temperatura ambiente durante dois a oito dias conforme a temperatura ambiente for mais quente ou mais fria.
Após a fermentação guardar no frigorífico.

A receita original acrescenta ao molho ostras cruas e cebolinho mas será facultativo.

A couve irá fermentar dando origem a um género de pickles bastante picantes que podem servir de acompanhamento só por si (para quem gosta de picante) ou como tempero adicional de saladas.

É um condimento, salada, tempero ou até prato principal consumido na Coreia.

Tem cheiro ativo, sabor acre e picante formando ácido láctico que ajuda à absorção.

Kimchi
Ingredientes

1/2 repolho chinês
1/3 de xícara (chá) de sal
10 colheres (sopa) de sal
4 pimentas coreanas ou 2 jalapenos sem sementes
1/2 xícara (chá) de pimenta em pó coreano
2 colheres (sopa) de alho esmagado
1 colher (chá) de gengibre esmagado
4 colheres (sopa) de açúcar
1 maço de cebolinha picadinha

Modo de Preparar

Lave o repolho.

Em uma tigela, dissolva o 1/3 de xícara de sal em bastante água até cobrir o repolho, ponha o repolho na água salgada e deixe durante a noite.

No dia seguinte, aperte o repolho com suavidade para remover a maioria da água.

Fatie o repolho em pedaços pequenos, coloque-o numa tigela grande, adicione as 10 colheres de sopa de sal, as pimentas, o alho, o gengibre, o açúcar e misture.

Coloque a cebolinha e misture bem com as mãos.

Ponha o kimchi em um vidro grande, cubra e deixe a temperatura ambiente durante 1 dia, então refrigere.

Um comentário:

  1. Bom dia! Sou de Salvador e estarei no RJ de 11 a 15 de novembro/2011, gostaria de saber se haveria possibilidade de fazer um curso de cozinha coreana???
    Muito obrigada!
    Augusta

    ResponderExcluir

Comentem com educação, pois elogios e críticas construtivas são bem vindas. Quer postar uma receita, mande para o e-mail escoladegastronomiarj@hotmail.com. As imagens que foram tiradas do Google serão avisadas com legendas as demais são de minha autoria e de propriedade exclusiva da Escola de Gastronomia Rio de Janeiro.

Welcome to Brazilian cuisine

Aqui neste site você encontra tradições alimentares do Brasil e de diversos outros lugares. Fique a vontade para comentar, criticas construtivas são bem vindas. Espero que todos gostem e que quando tiverem dúvidas perguntem. Estamos aqui para ajudar e levar a todos à gastronomia brasileira e universal.
Mandem suas receitas e postaremos aqui !

Here in this site you will find food traditions from Brazil.
Feel free to comment, constructive criticism are welcome. Hope you all like it and when they ask questions. We're here to help and take all the Brazilian food.
Send your recipes and post here!

Hier in dieser Site finden Sie Lebensmittel Traditionen aus Brasilien.
Feel free to comment, sind konstruktive Kritik willkommen. Hoffe es gefällt euch und wenn sie Fragen zu stellen. Wir sind hier um zu helfen und alle die brasilianische Lebensmittel und universell.
Senden Sie Ihre Rezepte und hier posten!


Aquí en este sitio usted encontrará las tradiciones alimentarias de Brasil y en otros lugares. Siéntase libre de hacer comentarios, la crítica constructiva es bien recibida.
Esperamos que os guste y cuando hacen preguntas. Estamos aquí para ayudar y tener toda la comida brasileña.
Envíe sus recetas y la publicaremos aquí!

Ici, dans ce site, vous trouverez les traditions alimentaires en provenance du Brésil. N'hésitez pas à commenter, les critiques constructives sont les bienvenues. J'espère que vous aimons tous et quand ils posent des questions. Nous sommes là pour vous aider et de prendre toute la nourriture brésilienne.
Envoyez vos recettes et poster ici!

Chef Thecla Oliosi