sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Mussaka Grega Culinária sem Glutem




Foto da Netweb
A Mussaka é encontrada na Grécia , mas na Arábia também se come um prato muito similar a este.
 Acredito que este seja um "belisquinho" bem antigo.
 Salteando beringela e intercalando com carne e tomates temperados e regados no azeite.
 Existe receitas que leva batatas entre as camadas.
 Eu acho muito nutritivo e também é bom para quem faz restrição de glutem, mas lembrece esta receita é bem calórica , não é nada boa para regime.
 Claro que podemos fazer umas com menos gorduras usando queijo cotage e não se esbaldando no azeite...mas não será Mussaka!
 Receita para um tabuleiro médio que dá até 8 pedaços.
 4 beringela grandes ou quantas forem preciso.
 5 tomates
  Carne desfiada( uma boa dica é reaproveitar aquela carne assada de domingo e fazer um prato bem delicioso na segunda)
350 gr Queijo Camponata, mas pode ser Mussarela.
 Pimenta Síria e ou Jamaicana
 Azeite
Molho de tomate grosso.

 Sei que quando começar a dar a receita aparescerá ingredientes que não estão na lista.
 Mas é porque estes ingredientes são opcionáis e mudão de acordo com a região onde é feita a Mussaka Grega e tambem com a data do mes e o potencial da sua dispença e geladeira, se é que me entende kkk!

 Receita>

Vamos começar fatiando as beringela ao comprido, pode ser feito em redondo mas eu curto ao comprido...fica ao gosto do freguês.( só não pode ser muito fina  pois gruda na hora de passar na frigideira, nem muito grossa que não cozinhe e desmanche)
Corte os tomates em rodelas e salpique sal , pimenta e azeite, cominho e reserve, pra quem gosta pode entrar, alecrim, manjerona, oregano....fique a vontade para temperar ...é bem temperado mesmo.
 Passe a beringela na frigideira com azeite ou coloque no forno num tabuleiro.
 A carne desfiada pode ser uma carne assada que vc vai reaproveitar ou pode ser feita uma carne moída fresquinha com molho de tomate .
 Para a carne desfiada , basta por numa frigideira com alho picadinho, cebola e dourar tudo depois acrescente pedaços de tomates picados e tempere, coloque molho de tomates e cozinhe um pouco.

Montagem>

Intercale > sempre colocando molho no fundo que pode ser o da carne,
 Ponha a beringela bem arrumada como fosse uma lasagnha, ponha uma camada de queijo.
 E vá seguindo esta ordem intercalando com as rodelas de tomate temperado.
 Existe receitas onde também se põem rodelas de batatas cozidas, e também onde não se coloca o tomate em rodelas.
 Você é quem manda na sua receita....você é o Chef, .
 Para aqueles mais ousados antes de por no forno acrescente um molho branco( Bechamel) e uma camada de queijo parmesão e gratine no forno.

 Dica> esta é importantíssima... não sirva em seguida, a Mussaka precisa de um tempo de repouso ou ficara mole a beringela e aguada.
 Espere pelo menos 20 minutos e sirva, ela estará completamente deliciosa, quente e não ira disformar.


 Receita amiga de quem não pode com o glutem e dedicada a quem me fez lembrar pois a muito tempo não a fazia
Brigado amigo do FaceBook Vitor Cardoso espero que vc goste e pra quem mais vc for fazer pois esta receita não combina com comer sozinho, pode ser servida só ou com um arroz branco fresquinho.
 Chef Thecla Oliosi


Seja seguidor de uma boa alimentação!!!

Um comentário:

  1. Quer fazer bem Ligth, basta substituir o queijo por Tofu, ultilize creme de leite ao invez do molho branco...molho creme de leite de soja, invente...carne de soja ...e ai vai....como falo sempre aqui vc é o Chef , vc escolhe o que vai na sua receita,,,,pois "cada geladeira tem sua porta"

    ResponderExcluir

Comentem com educação, pois elogios e críticas construtivas são bem vindas. Quer postar uma receita, mande para o e-mail escoladegastronomiarj@hotmail.com. As imagens que foram tiradas do Google serão avisadas com legendas as demais são de minha autoria e de propriedade exclusiva da Escola de Gastronomia Rio de Janeiro.

Welcome to Brazilian cuisine

Aqui neste site você encontra tradições alimentares do Brasil e de diversos outros lugares. Fique a vontade para comentar, criticas construtivas são bem vindas. Espero que todos gostem e que quando tiverem dúvidas perguntem. Estamos aqui para ajudar e levar a todos à gastronomia brasileira e universal.
Mandem suas receitas e postaremos aqui !

Here in this site you will find food traditions from Brazil.
Feel free to comment, constructive criticism are welcome. Hope you all like it and when they ask questions. We're here to help and take all the Brazilian food.
Send your recipes and post here!

Hier in dieser Site finden Sie Lebensmittel Traditionen aus Brasilien.
Feel free to comment, sind konstruktive Kritik willkommen. Hoffe es gefällt euch und wenn sie Fragen zu stellen. Wir sind hier um zu helfen und alle die brasilianische Lebensmittel und universell.
Senden Sie Ihre Rezepte und hier posten!


Aquí en este sitio usted encontrará las tradiciones alimentarias de Brasil y en otros lugares. Siéntase libre de hacer comentarios, la crítica constructiva es bien recibida.
Esperamos que os guste y cuando hacen preguntas. Estamos aquí para ayudar y tener toda la comida brasileña.
Envíe sus recetas y la publicaremos aquí!

Ici, dans ce site, vous trouverez les traditions alimentaires en provenance du Brésil. N'hésitez pas à commenter, les critiques constructives sont les bienvenues. J'espère que vous aimons tous et quand ils posent des questions. Nous sommes là pour vous aider et de prendre toute la nourriture brésilienne.
Envoyez vos recettes et poster ici!

Chef Thecla Oliosi